
O crescente número de perfis pessoais usados para oferecer produtos e serviços no Instagram levou a plataforma a criar a conta comercial. Este recurso está disponível para os usuários há cerca de quatro anos, mas muitas pessoas ainda desconhecem as suas vantagens. De fato, a ferramenta trouxe funcionalidades para melhorar o desempenho de quem quer vender por meio do aplicativo. E você já conhece quais são os recursos disponíveis da conta comercial do Instagram? Então, vamos lá.
Tenha acesso a métricas e estatísticas
Se você quer alavancar as vendas por meio do Instagram a conta comercial irá te ajudar neste processo. Primeiramente, com este perfil os seus negócios serão acompanhados por meio de dados em forma de estatísticas que vão facilitar a avaliação do desempenho de suas postagens. Além disso, o próprio aplicativo apresentará um conjunto de informações que facilitam direcionamento das suas ações de marketing.
Leia Também: A Importância de usar a Estratégia de Marketing de Conteúdo
A conta comercial do Instagram te apresenta, de forma objetiva e com fácil visualização, dados como faixa etária, o gênero, entre outras métricas importantes para que você conheça melhor o seu cliente. Inclui nesta lista de possibilidades dados como o número de visualizações de seu perfil, quais são as postagens mais curtidas, impressões de seu público sobre sua conta e também interações e respostas em seu histories.
Anúncios para as suas postagens
Considerando que em algum momento você pode querer apresentar aos seus clientes um novo serviço ou produto, ou mesmo conquistar novos clientes, a conta comercial do Instagram te permite elaborar anúncios para as suas postagens. Esta é uma forma em que de forma planejada você poderá incrementar as suas vendas para alcançar melhores resultados. E ainda, por meio destes anúncios, atingir um público mais abrangente.
Botões interativos que facilitam a interação com o seu público
Pensando em tornar mais ágil a comunicação entre você e o seu cliente a conta comercial do Instagram disponibiliza os chamados botões interativos. Eles estão entre as principais vantagens para quem quer vender pelo aplicativo, pois aceleram o contato com o seu público. Por meio destes botões quem acessar o seu perfil poderá te enviar um e-mail, te ligar ou até mesmo te enviar uma mensagem de texto.
Outra possibilidade é criar um botão para indicar o seu endereço, apresentando o caminho mais fácil para que seu cliente possa chegar até a sua loja física. Cada conta comercial irá pensar qual botão usar para cada ação, aumentando as chances de transformar os seus seguidores em potenciais compradores. Então, não deixe de usar o botão interativo.
Medição dos resultados
Saber quais postagens em seu perfil tiveram um melhor desempenho é fundamental para tomar decisões estratégicas na hora de planejar as próximas ações de vendas. Assim, a conta comercial do Instagram traz de forma fácil o acesso a este tipo de informação, inclusive mostrando quais são os horários mais adequados para as suas postagens dentro dos dias da semana.
São dados estratégicos e devem ser tratados como tal para que você consiga gerir a sua conta com mais assertividade, além de melhor planejar a sua produção de conteúdos. Analise todas as métricas possíveis e aproveite todas as potencialidades destas ferramentas.
Vendas diretas pelo perfil
Para quem já tem a conta comercial do Instagram há uma vantagem que torna ainda mais competitivo o seu negócio. É a ferramenta chamada Instagram Shopping, plataforma pela qual você consegue fazer vendas diretas de seus produtos ou serviços. Desta forma, a sua postagem fará a função de uma vitrine que expõe tudo o que quiser oferecer ao seu cliente.
DICA: Utilize o vPost para publicar seus conteúdos no Instagram e também curtir, comentar, enviar mensagens no direct de forma automática.
Como transformar meu perfil em conta comercial?
O primeiro passo para conseguir migrar sua conta pessoal para uma comercial no Instagram é ter uma página no Facebook e em seguida vincular a esta página a sua conta do Instagram. Na página do Facebook basta você acessar o ícone “Configurações” e em seguida clicar em “Troque em Conta”. Depois selecione a opção “Mudar para Conta Profissional” e na sequencia no item “Troque em Empresa”.
Nesta etapa você incluir informações importantes como qual o ramo de sua atividade comercial e os seus contatos. Depois, para finalizar, clique no item “Concluir”. Não foi fácil? Mude agora a sua conta para comercial e tenha bons resultados.
Gostou desse artigo sobre a importância de ter uma Conta Comercial do Instagram?. Então inscreva-se na nossa newsletter e receba mais dicas como esta.
1 comentário