
Conquistar um lugar de destaque no mercado e ampliar o número de clientes interessados em seu serviço ou produto são desafios presentes atualmente para a marca que pretende consolidar seu espaço no mundo digital. Pensar em estratégias que são mais adequadas para a Internet passou a ser uma questão estratégica e saber a importância da estratégia de marketing de conteúdo é vital para os negócios.
E neste contexto, o marketing de conteúdo surgiu como uma ferramenta capaz de atrair o público para uma ideia ou produto que você busca ser reconhecido pelo mercado. Se você ainda não implantou este tipo de estratégia é quase certo que o seu concorrente já tenha se aventurado por este caminho. E agora chegou a sua vez.
O que é marketing de conteúdo?
Uma estratégia planejada para aumentar o número de clientes e o engajamento junto ao seu público-alvo por meio da publicação de conteúdos relevantes. Assim pode ser definido o marketing de conteúdo. A ideia é oferecer informações de interesse das pessoas que se encaixam no perfil ideal (persona) do seu cliente, de forma que o interesse por tais publicações cresça gradativamente.
O conteúdo deve ser útil e ao mesmo atrativo para o seu público. Não será um anúncio de seu serviço ou produto, mas uma informação que de alguma forma trará algum benefício para quem acessá-la. Desta forma, as publicações deve trazer um aprendizado novo, uma nova forma de se resolver um problema ou ainda desfazer uma dúvida sobre um determinado assunto.
Como implantar a estratégia de marketing de conteúdo?
O primeiro passo para que a sua estratégia de marketing de conteúdo funcione é ter a certeza de quem é o seu público-alvo. Saber exatamente para qual nicho de mercado pretende criar postagens com assuntos relevantes e de utilidade para estas pessoas. Definir, portanto, a persona é fundamental antes de começar a produzir os conteúdos.
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Vale lembrar que ao elaborar os seus conteúdos você deve estar atento às necessidades de seu público-alvo. Por exemplo, se você vende comidas saudáveis congeladas o foco de suas publicações pode ser em como conseguir fazer refeições rápidas sem prejudicar a saúde. Ou ainda em conteúdos que tragam o benefício de manter uma alimentação saudável.
Onde publicar os meus conteúdos?
Existem várias formas de publicar informações para construir sua estratégia de marketing de conteúdo. Entre as mais comuns estão as postagens nas próprias redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube, Twitter, etc.) de sua empresa, blog, e-book e e-mail marketing. Contudo, você ainda pode usar podcasts, infográficos e até outros canais.
Independente do formato, o que você precisa ter em mente é o que irá oferecer como conteúdo. Deve ser informações de qualidade, com um texto objetivo e com a preocupação estética também. Um bom produto deve sempre ser entregue em uma embalagem bonita. Cuidar da parte visual é fundamental pois agrega valor ao conteúdo, seja textual, vídeo ou infográfico.
DICA: Utilize o vPost para publicar seus conteúdos em todas as suas redes sociais e agendar suas publicações.
Por causa da crescente concorrência, é bom ressaltar que implantar a política de marketing de conteúdo representa elaborar conteúdos relevantes e que despertem o interesse do seu público-alvo. Portanto, mãos à obra. Apresentar informações atrativas e úteis poderá definir o sucesso de sua empresa.
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