
Uma marca humanizada faz toda a diferença para o cliente, por isso, as empresas têm apostado cada vez mais em se aproximar do cliente , criando personagens, alterando sua linguagem e comunicação para se conectar melhor com seu público. Neste post vamos falar sobre como aproximar a marca do cliente.
Você gosta de ser atendido por um robô? Aqueles do tele atendimento de algumas marcas que oferecem poucas opções de resposta, são confusos e não geram nenhum tipo de diálogo? Tenho certeza que não, por um simples motivo: PESSOAS SE CONECTAM COM PESSOAS.
Humanizar sua marca significa trazer sua empresa para perto do seu público. A ideia é tornar a marca mais acolhedora, adaptada ao público de maneira compreensiva e próxima. Isso significa se aproximar por meio de sentimentos, desejos e expectativas.
Existem diferentes estratégias que podem ser executadas para humanizar as marcas. O Vpost separou 4 infalíveis para te ajudar. Confira:
1- Storytelling
O que significa isso? A prática de storytelling consiste, basicamente, em contar histórias com narrativas envolventes e emotivas.
A ferramenta se destaca pela capacidade de estreitar a relação entre uma marca e o seu consumidor final. É um ótimo aliado para compartilhar idéias, conhecimentos e demais interesses através de uma narrativa. Além disso, é um método que promove o seu negócio sem que haja a necessidade de fazer uma venda direta.
2-Redes Sociais para aproximar a marca do cliente
A presença nas redes sociais mais acessadas, como Facebook, Instagram, Twitter e Tik tok é imprescindível para qualquer marca que deseje alcançar o público de maneira mais humanizada. E mais do que ter um perfil e estar presente nele, é necessário se mostrar ativo nessas plataformas, deixando de lado a postura mais formal de um perfil empresarial e focar na interatividade para aproximar a marca do cliente.
Respostas às perguntas, apresentar o lado engraçado da empresa, mostrar a equipe e resolver às necessidades do público são algumas ações para passar a imagem de uma marca humanizada.
3-Atendimento humanizado
Não há nada mais desagradável para um cliente quanto o atendimento automatizado. As pessoas estão cansadas de terem experiências ruins no atendimento das empresas.
Por isso, seja nos chats online, seja por telefone, seja respondendo mensagens em redes sociais, as marcas que mostram empatia, educação, boa vontade e atenção com os clientes tendem a conseguir os maiores níveis de satisfação e relacionamento com seu público.
4-Linguagem
Não há nada melhor para um consumidor que uma marca que utiliza a mesma linguagem que ele. Por isso, é fundamental conhecer o perfil do público, as expressões que ele costuma usar e a maneira como ele costuma se comunicar. Isso gera identificação, e o cliente se sente mais confortável para um possível diálogo.
Dicas extras para aproximar a marca do cliente
-Sua marca vai crescer se RELACIONANDO com o seu público alvo . O que vale aqui é a interação com os clientes, porque mais do que conhecê-los, é preciso entendê-los.
-Aproveite as ferramentas. A tecnologia trouxe uma série de ferramentas que podem ser utilizadas para estudar seu público-alvo e para se relacionar com ele.
-Use o bom humor, principalmente nas redes sociais. As pessoas buscam entretenimento, querem ver coisas legais, algo que os faça rir.
-Seja acessível. Facilite o processo até você.
-Seja presente e ativo em todas as plataformas.
Gostou dessas dicas? Então, continue acompanhando o vPost para adquirir cada vez mais conhecimento.
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