
Como identificar a minha persona?
Se você oferece algum serviço ou produto no mercado significa que precisa ter em mente qual é o público-alvo que pretende atingir, ou seja, qual fatia da população com suas características específicas que se enquadram à sua oferta.
Neste sentido, é muito importante definir quem será a persona, que é um cliente idealmente construído de forma fictícia e que irá direcionar as ações de marketing para alavancar as vendas e consolidar uma clientela. Portanto, a persona é um parâmetro mais específico que o público-alvo, já que este tem relação mais direta com dados socioeconômicos e demográficos.
O que é persona?
Persona é um personagem fictício criado a partir de várias características demográficas e comportamentais de clientes reais que representa um cliente idealizado, ou seja, aquele “comprador perfeito” para o seu produto ou serviço. Isso quer dizer que a persona engloba todos os anseios, todas as necessidades e gostos que estão presentes naquilo que você oferece.
Para não restar dúvidas, basta você pensar que a persona é identificada pelas preferências pessoais, ou seja, você precisa considerar o hábito de consumo daquele cliente fictício. Não basta você levar em conta apenas a idade, o sexo, o bairro onde mora ou até mesmo a média salarial.
Você deve focar nos gostos, naquilo que desperta o interesse. Minha persona gosta de viajar? Pretende morar fora do País? Prefere lugares mais rústicos ou requintados? Enfim, há um conjunto de detalhes que vão personificar seu cliente ideal, sua persona.
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Por que é importante eu identificar a minha persona?
Por que ao executar o planejamento de suas ações de marketing, principalmente no ambiente digital, você precisa saber que é fundamental saber detalhes sobre os hábitos de consumo dos clientes que pretende atingir. E a persona é esse possível cliente. E é ela que irá delimitar suas estratégias.
Você já assistiu a algum comercial de cerveja que seja ambientado em regiões frias? Isso acontece por que a cerveja é uma bebida que combina com o calor, servida bem gelada. Da mesma forma dificilmente você irá encontrar algum comercial de vinhos com pessoas degustando em uma praia, com muito sol. Ou seja, cada ação de marketing foi pensada a partir do gosto da persona.
É a persona que direciona qual tipo de conteúdo você produzirá para alcançar os resultados esperados. Além disso, ela te auxilia a escolher qual o estilo, quais informações serão interessantes constar em suas postagens para atrair pessoas e torna-las suas clientes em potencial.
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Dicas para identificar a sua persona
Existem algumas perguntas que podem facilitar o processo de identificação da persona. Todavia, um bom começo é pensar em quais assuntos interessam o seu “cliente ideal”, o que ele pesquisa na internet que o desperta interesse por exemplo. Ele enfrenta algum problema ou precisa superar algum desafio? Abaixo você confere algumas questões que vão te ajudar nesse processo:
Quem irá comprar o meu produto ou serviço tem quais características físicas e comportamentais?
Qual é a área de atuação deste cliente e quais são seus assuntos de interesse?
Quais são as suas preferências pessoais, o que faz nas horas vagas? Qual sua atividade de lazer preferida?
Quais planos seu cliente faz para os próximos anos?
Quem são as personalidades públicas que influenciam as decisões do cliente?
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