Antes de falarmos sobre os requisitos para se tonar um social media de sucesso é importante conhecer alguns conceitos básicos dessa profissão.
O surgimento das mais variadas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Blogs), principalmente, a partir dos anos 2000 constituiu os alicerces da profissão.
Então, com o tempo, esse trabalho e a demanda acabaram se tornando bem comum.
Apesar de recente, a profissão de social media vem ganhando muito espaço no mercado. A possibilidade de “vender” e “comprar” nesse ambiente totalmente virtual atraiu empresas e consumidores.
Ao passo que a pandemia e o distanciamento social alavancaram as transações na internet, as redes sociais ganharam ainda mais reforço como uma grande vitrine.
Nesse período, o percentual de empresas que utilizam as redes sociais para vender saltou de 59% para 70%, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Vendas, seguidores, promoção da marca. Seja qual for o objetivo, essa demanda exigirá um profissional que esteja atento aos interesses do público, que se relacione com ele, que saiba dialogar e que produza conteúdo sobre medida. Esse é o social media.
A seguir, confira dicas e orientações importantes para você se tornar um bom profissional no ramo da Marketing Digital.
O que é social media?
O social media é um profissional que, além de monitorar as redes sociais de uma empresa ou de uma personalidade e interagir nelas, também desenvolve conteúdos estratégicos para determinado público. Em suma, ele é o estrategista das redes.
É ele quem avalia métricas e resultados, define o horário da postagem, aproveita o timing de determinada trend e usa isso a favor do cliente para reforçar a presença nas redes.
Como se tornar um social media de sucesso?
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o que é ser um profissional dessa área, veja como se tornar um social media de sucesso:

Conhecimento
Primeiramente, vale destacar que quanto mais você conhecer sobre o assunto, mais você se destacará. Então, seja curioso, leia tudo sobre redes sociais, observe como os usuários se comportam, explore os recursos que cada plataforma oferece.
Aprenda a interpretar os insights. Buscar uma especialização nesse ramo é de suma importância.
Existem cursos amplos que englobam todo o Marketing Digital e cursos mais específicos que exploram uma determinada rede como o Instagram, por exemplo.
Ferramentas
Você sabia que há uma série de ferramentas que podem te ajudar a ser o “cara” do social media. Ou seja, elas fornecem dados e relatórios que contém informações importantes sobre o seu público.
Por isso, explorá-las é estratégico. Muitos desses recursos são oferecidos pela própria rede social. O Facebook Ads, o Instagram for Business e o Twitter for Business são exemplos de redes que possibilitam isso.
O Google Analytics, a exemplo, oferece dados bem detalhados sobre o perfil das pessoas que acessam o seu site. Idade, gênero, dispositivos mais usados, páginas mais visitadas são algumas dessas informações.
E, na prática, como funciona?
Existem várias ações que o social media pode fazer para se tornar bem-sucedido. Assim, ele pode fortalecer a presença digital do seu cliente nas redes sociais. Veja algumas delas:
Planejar
Planejar o que será feito é fundamental. Pois, é por meio dele que se define, por exemplo, o público-alvo, os horários de postagens, o conteúdo, a personalidade da marca e a linguagem a ser usada.
Conhecer o público (nicho)
Também é importante conhecer a fundo o público do seu cliente. Isso ajudar entender o comportamento dele e a definir a linguagem a ser usada. Então, pesquise e estude muito sobre ele.
Nesse sentido, uma maneira eficaz para especificar ainda mais o público é criar uma persona. Ela é o esboço de um personagem com as características do público ideal para o negócio do seu cliente.
DICA IMPORTANTE: número não é tudo! Então, não caia na armadilha de querer falar com todo mundo. Especifique bem o seu público. O resultado de ter muitos seguidores ou anunciar para milhões de pessoas que não fazem parte do seu nicho é uma furada. Qualidade é melhor que quantidade. Assim, você terá mais resultados se falar com o público certo.
Criar conteúdo
Desse modo, com base nos dados e análises que você já tem, chegou a hora de criar o conteúdo. É imprescindível ter qualidade assim, como é importante lembrar que a qualidade do produto final também depende da sintonia entre criador e designer.
Portanto, na hora de criar seu post avalie se aquela produção dialoga com seu público e não economize na criatividade. Conteúdos originais são bastante valorizados na web.
Outra dica interessante é ficar atento às novas tendências.
Definir estratégias
Pronto. Você já tem o conteúdo. Agora, é definir a melhor estratégia. Posts que incentivam o engajamento, costumam trazer bons resultados. Uma pergunta ou algo criativo que estimule o público a se engajar são exemplos que fazem a diferença.

Assim, além de conhecer a rede social mais apropriada e o melhor dia e horário para postar, há várias ações que podem favorecer a interação. Stories, vídeos, infográficos são alguns deles.
Escolher bem as palavras-chave que façam sentido para o seu público ajuda bastante a alavancar o seu conteúdo na net. Somado a isso, faça parcerias com empresas ou pessoas que valorizem o “produto” ou serviço do seu cliente.
DICA IMPORTANTE: uma das formas mais fáceis de gerenciar o seu trabalho nas redes socais e ganhar mais tempo é com o vPost. Com ele, você agenda lives e outras publicações e edita a qualquer momento antes da publicação. Tudo isso em um só lugar! Prático, não é?
Analisar
Aplicou sua estratégia? Ela trouxe os resultados esperados ou precisa de ajustes? Saiba que monitorar e avaliar os resultados não é menos importante. Portanto, se necessário, você deve alterar a sua estratégia.
Se você decidiu promover algum conteúdo não deixe de acompanhar o desempenho dele. Em alguns casos, é preciso ajustar, mudar ou até mesmo cancelar aquela estratégia que não está rendendo para não perder dinheiro.
Por fim, faça relatórios. Há ferramentas para isso e que te ajudarão a definir melhor a próxima campanha.
Lembre-se, o vPost te ajuda a construir sua carreira de sucesso no Marketing Digital. Em uma única plataforma você pode agendar posts no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Telegram, LinkedIn e Google Meu Negócio.
O vPost é totalmente seguro porque trabalha com as APIs oficiais das redes sociais, inclusive do Instagram. Assim, seu cliente não corre o risco de ter problemas com a conta.
Gostou dessas dicas para se tornar um social media de sucesso que preparamos para você? Então, fique ligado nos nossos conteúdos diários.
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